"スリッパ" ou Surippa são os chinelos no Japão.

Muitos já devem ter ouvido, que os japoneses retiram os sapatos ao entrarem em casa.Aliás, as casas já possuem um desnível na entrada (genkan) específico para isso, onde ficam os sapatos.E assim, neste mesmo local estão os chinelos (surippa)  apropriados para se usar dentro de casa.

É inadmissível entrar de sapatos em casa no Japão. Mas se você pensa que para por ai a história dos chinelos está enganado! Se acaso houver necessidade de ir ao banheiro, você deve deixar o seu chinelo na entrada e usar um que se usa apenas no toilet (toire, como chamam lá).
Deu vontade de ir a varanda ou na parte de fora da residência? Outro chinelo lhe aguarda. Parece cansativo, mas acreditem, todos se acostumam, inclusive os estrangeiros seguem essas regras. Se porventura chegarem visitas, costuma-se ter chinelos que serão usados somente por eles.
Na maioria das firmas o mesmo sistema é empregado. Cada funcionário tem um lugar para deixar seu sapato e coloca-se seu próprio chinelo, ou sapatilha. As empresas acreditam que fazendo isso, a probabilidade de se transmitir vírus diminui.
O fato é que trabalhoso ou não, esse sistema ajuda a manter a casa limpa. Os chinelos também são usados porque até hoje a maioria dos japoneses dormem em tatames, ou pelo menos tem um cômodo com tatame. Com isso, os cuidados de limpeza devem ser redobrados para uma boa conservação.
Até para entrar em provadores de roupas em geral, fica o chinelinho na entrada. Isso se aplica também a clinicas, academias de ginástica e alguns outros locais.























Gostou? agradeça ou mesmo deixe sua crítica
Seus comentários nos ajudam e nos motivam a cada vez mais a trazer tudo com qualidade para você.

Comentários