Você sabe quem foi o Hachikō (ハチ公)?

Hachikō (ハチ公), conhecido em japonês como chūken Hachikō (忠犬ハチ公, "cão fiel Hachikō" em tradução livre), foi um cão da raça akita nascido em 10 de novembro de 1923 na cidade de Ōdate, na Prefeitura de Akita. É lembrado por sua lealdade a seu dono, que perdurou mesmo após a morte deste.

Sua Vida e História

Hachi-ko ou Hachiko (pronuncia-se HA-chi-ko) nasceu em Novembro de 1923 em Odate, na provincia de Akita, no Japão.

No ano seguinte o professor Ueno trouxe ele para Tokyo.

Hachi-ko seguia o professor Ueno a todos os lugares. Ele acompanhava Ueno à estação de trem de Shibuya toda manhã e então retornava e esperava por ele toda tarde.

Mas um dia, em Maio de 1925, o professor Ueno não voltou. Ele sofreu um ataque fulminante enquanto trabalhava. Então a Senhora Ueno deu Hachiko a alguns parentes do professor, mas ele escapava constantemente, aparecendo com frequência na sua antiga casa.

Depois de um certo tempo, aparentemente Hachi-ko se deu conta de que o professor Ueno não morava mais ali. Então tornou a procurar na estação de trem onde o encontrara por diversas vezes antes. Dia após dia ele esperava pelo retorno do seu amigo e mestre entre os apressados passageiros.

A figura permanente do cão à espera de seu dono atraiu a atenção de algumas pessoas. Muitos deles, frequentadores da estação de Shibuya, já haviam visto Hachiko e Professor Ueno indo e vindo diariamente no passado. Percebendo que o cão esperava em vão a volta de seu mestre, ficaram tocados e passaram então a trazer pestiscos e comida para alivar sua vigília.

Por aproximadamente 10 anos contínuos o devotado Hachi-ko retornava a estação de trem de Shibuya, mais precisamente no horário do desembarque do trem em que Ueno chegava, na esperança de encontrar seu mestre.

Hachi-ko fez isto até a sua morte em 8 de Março de 1935.

Memória e Reconhecimento  

Naquele mesmo ano, um dos fiéis alunos de Ueno viu o cachorro na estação e o seguiu até a residência dos Kobayashi, onde aprendeu a história da vida de Hachiko.

Coincidentemente o aluno era um pesquisador da raça Akita, e logo após seu encontro com Hachiko, publicou um censo de Akitas no Japão. Na época haviam apenas 30 Akitas puro-sangue restantes no país, incluindo Hachiko da estação de Shibuya.
O antigo aluno do Professor Ueno retornou frequentemente para visitar o cachorro e durante muitos anos publicou diversos artigos sobre a marcante lealdade de Hachiko.

Em 1932 um desses artigos, publicado num dos maiores jornais de Tóquio, colocou o cachorro em evidência. Hachiko se tornou sensação nacional. Sua devoção à memória de seu mestre impressionou o povo japonês e se tornou modelo de dedicação à memória da família. Pais e professores usavam Hachiko como exemplo para educar crianças.

Um reconhecido artista japonês esculpiu a estátua do cachorro, e pelo país a fora a fama se espalhou e a raça Akita cresceu.


 Todo ano em 8 de abril ocorre uma cerimônia solene na estação de trem de Shibuya, em Tóquio. São centenas de amantes de cães que se reúnem em homenagem à lealdade e devoção de Hachiko, fiel companheiro do Dr. Eisaburo Ueno, um professor da Universidade de Tóquio.

Restos Mortais de Hachi-ko


Os restos mortais de Hachi-Ko encontram-se sob a guarda do Museu Nacional da Ciencia do Japão em Ueno

Lá pode ser observado corpo empalhado de Hachi-ko (foto abaixo). 

 

Fotos Históricas

 Imagem de Hachiko na estação de Shibuya.
 Hachiko esperando por seu mestre
 Estátuas de Hachiko

 Imagem de Hachi-ko e de sua estátua lado a lado para comparação.
 Esculturas em homenagem a Hachiko 
 Foto histórica da estátua de Hachiko e de seu corpo no Museu.

 

Livros

Aqui coloquei alguns livros sobre a história do leal cão Hachi-ko



Filmes

Veja alguns cartazes de filmes sobre Hachiko. Entre eles o cartaz do filme de Hachiko com Richard Gere, "Sempre ao Seu Lado" e o cartaz do filme original que conta a história de "Hachiko Monogatari".





 

Comentários

  1. eu assisti o filme , e vi o quanto os animais sao mais humanos que nos mesmo , orque se more uma pessoa ,em pouco meses ja esquecemos e so a saudade que fica , o amor nao e um simbolo e arealidade da vida hoje e sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para mim os animais são mesmo mais humanos que nós!!!

      Excluir
    2. as vezes os cachorros tem mais amor do q um humano

      Excluir
    3. isto e um exemplo q os animais tem amor

      Excluir
    4. GRANDE HACHIKO, BELA HISTÓRIA!!!! VALEU!!!

      Excluir
    5. é uma das melhores para mim...
      ahhh e obrigado pelo seu comentario XD

      Excluir
  2. sera que os caes de hoje sao fieis aponto de sempre se lembrar da gente ,porque meu cachorro foi roubado e ja procurei mas ele ainda nao voltou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ter morrido pois cachorro e fiel ao seu dono ! --'

      Excluir
    2. olha fiquei com tanto dó do cachorro q amor q ele teve por seu domo

      Excluir
    3. Olá Rose. Sim, ainda hoje existem cães que são fiéis ao seu dono. Possuo um Akita e ja tive outros cachorros de outras raças também. O carinho e a dedivação que ele nos dá nem se compara com o que eu recebia dos outros cães. Recentemente foi publicado a história de um Akita cujo nome é Lobão, isso aconteceu aqui no Brasil mesmo. Há 10 anos seu dono morreu de acidente de carro e até hoje o seu cão está o esperando no mesmo lugar de sempre, semelhante ao Hachiko do filme

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Rafael Mota pelo comentário!
      Estou olhando mais histórias assim para postar aqui no Japa na net 16
      XD.

      Excluir

Postar um comentário