Feriados oficiais do Japão - 日本 の 記念日 - Nihon no Kinenbi


Gantan 元旦 - Ano Novo: 1º de janeiro
Seijin no Hi 成人の日- Dia da Maioridade: 2ª segunda-feira do mês de janeiro. Criado em 1948 para incentivar os jovens a assumir a então nova responsabilidade cívica de votar. As cerimônias são "realizadas para encorajar aqueles que entraram recentemente na vida adulta a tornarem-se membros auto-confiantes da sociedade".
Kenkoku Kinen no Hi 建国 記念 の 日 - Dia da Fundação do Japão: 11 de fevereiro. Neste dia, os japoneses celebram a fundação da sua nação e da linha imperial pelo seu primeiro imperador (possivelmente mítico).
Shunbun no Hi 春分の日 - Dia do Equinócio de Primavera: 21 de março. Devido a uma crença budista que nos equinócios Buda vem para a Terra salvar as
almas perdidas, as famílias visitam os cemitérios, lavam os túmulos, queimam incenso, e levam flores, sake e ohagi (bolas de arroz cobertas com feijão azuki).
Showa no Hi昭和 の日 - Dia de Showa 29 de abril. Aniversário do ex-Imperador Showa. Antes de 2007, essa data era conhecida como "O dia do verde" (celebrado atualmente no dia 4 de Maio). O dia de Showa é parte da "Semana Dourada" (Ogata renkyu [大型連休] ou Ogon shukan[黄金週間]) do Japão.
Kenpô Kinenbi 憲法 記念日 - Dia Comemorativo da Constituição: 3 de maio. Foi o dia em que em 1947 a nova constituição pós-guerra foi colocada em prática.
Midori no Hi 緑の日 - Dia do Verde: 4 de maio. É dedicado ao meio ambiente e a natureza, porque o imperador adorava plantas e natureza. Antes de ser declarado como "Dia do Verde", era usado como feriado nacional de acordo com a lei que declara que se há um dia entre dois feriados ele também é (o famoso "enforcamento" de dias do Brasil).
Kodomo no Hi 子供の日 - Dia da Criança: 5 de maio. O Festival dos Meninos (Tango no Sekku 端午の節句) é celebrado nesse dia desde a era Nara. Embora o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos. As famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando carpas coloridas em forma de bandeiras em suas casas e decoram a sala de visitas com miniaturas de armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎]. O Dia das Meninas continua sendo celcebrado no dia 3 de Março.
Umi no Hi 海の日 - Dia do Mar: 16 de julho. Instituido em 1996 para celebrar o mar do Japão, que é tão importante para o país. O dia marca o retorno do Imperador Meiji de uma viagem de barco para Hokkaido em 1876.
Keirô no Hi 敬老の日 - Dia de Respeito aos Idosos: 17 de setembro. Feriado nacional para recordar e mostrar o respeito para pessoas idosas. Há geralmente o costume de dar presentes, e cerimônias locais em todo o Japão.
Shuubun no Hi 秋分の日 - Dia do Equinócio de Outono: 23 de setembro. Semelhante ao Shunbun no Hi, as pessoas geralmente visitam túmulos de parentes nessa época.
Taiiku no Hi 体育の日 - Dia da Educação Física: 8 de outubro. Originalmente comemorado em 10 de outubro, instaurado em 1966 em comemoração à Olimpíada de Tokyo de 1964.
Bunka no Hi 文化の日 - Dia da Cultura: 3 de novembro. Comemorado originalmente como o aniversário do Imperador Meiji. Desde 1946 é recordado oficialmente como da "o dia cultura", comemorando a vida, a liberdade e a cultura.
Kinrô Kansha no Hi勤労 感謝 の 日 - Dia de Valorização do Trabalho: 23 de novembro

Tennô Tanjôbi 天皇 誕生日 - Natalício do Imperador: 23 de dezembro

Obs.: No Japão, quando os feriados caem num domingo, descansa-se na segunda-feira.

Comentários