O que causa as ereções noturnas?

A Ereçãao peniana noturna, também conhecida como ereção matinal (vulgarmente chamada de tesão de mijo) é um fenômeno relacionado à ereção noturna ou matinal do pênis, ocorrida nos seres humanos de sexo masculino.

Ao acordar pela manhã, o pênis da maioria dos homens fica ereto em função da vontade de

urinar. Muitos idosos, portadores de disfunções eréteis costumam aproveitar-se dessa ereção involuntária para praticarem a masturbação ou fazer sexo com suas parceiras.

Todos os homens que não apresentem nenhum tipo de disfunção erétil têm cerca de três a cinco ereções por noite. Alguns podem considerar isso constrangedor, apesar de ser um fenômeno natural. Destaca-se que essas ereções penianas não estão diretamente relacionadas à ocorrência da Polução noturna.

Um explicação para tal fenómeno, é que a erecção matinal funciona como um "termómetro" para indicar que o corpo está funcionando como deveria.

É durante a fase REM do sono (Rapid Eyes Moviment, ou Movimento Rápido dos Olhos), que a erecção acontece. Essa fase do sono acontece entre três a cinco vezes por noite e dura de 5 a 15 minutos, tempo que pode durar a erecção. É muito comum o despertar nesta fase do sono, quando então se percebe a erecção, que é involuntária e não tem como ser evitada.

A ausência dessa erecção significa que algo vai errado com seu corpo e, se isto acontece é hora de procurar um especialista.



Comentários