Um levantamento feito pela emissora NHK
mostrou que as Hellowork (agências públicas de emprego) de todo o
Japão receberam mais de 6,6 mil reclamações no ano fiscal de
2012, que terminou em março. Muitas das ofertas de trabalho
disponíveis continham informações que não condiziam com a
realidade. Segundo a Hellowork, essas informações são passadas
pelas empresas contratantes e inseridas nos computadores que ficam a
disposição das pessoas que buscam emprego. A grande maioria das
reclamações diz respeito ao salário, cujo valor realmente pago é
inferior ao que constava na ficha de consulta. Outro tipo de
reclamação frequente, segundo a NHK, é em relação ao shakai
hoken (seguro social). Muitos empregadores não inscrevem os
funcionários nesse benefício, diferente do que constava na ficha.
Também há casos de empresas que anunciavam contrato de trabalho
efetivo, mas, na verdade, era temporário. O Ministério da Saúde,
Trabalho e Bem-Estar Social alegou que muitas empresas podem estar
agindo de má-fé. A Associação de Advogados Trabalhistas do Japão
considera que o governo tem responsabilidade de fiscalizar as
informações fornecidas pelas empresas contratantes pelo fato da
Hellowork ser um órgão público.
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